Os Apartamentos Partilhados são uma resposta social promovida pela Associação Integrar, destinada a indivíduos em situação de sem-abrigo no concelho de Coimbra, desde 2021.
No passado mês de junho, foi assinado um novo Protocolo de Cooperação entre o Instituto da Segurança Social, I.P. e a Associação Integrar, que permitiu o alargamento da resposta social para mais dez vagas, distribuídas por dois apartamentos.
Esta resposta permite, assim, o acompanhamento de 13 utentes em regime de acolhimento, promovendo o desenvolvimento de competências que favoreçam a sua (re)integração social, revela em nota a associação.
Atualmente, estão em “funcionamento três apartamentos para o acolhimento dos utentes, situados em Assafarge e em Coimbra (na zona da Rua do Brasil), na sequência da mudança do apartamento em Eiras. Durante o 1.º semestre de 2024, estiveram em acolhimento na resposta social dos Apartamentos Partilhados da Associação Integrar 18 utentes”.
A Associação Integrar é uma IPSS, sediada em Coimbra, que tem como principal objetivo o “desenvolvimento de ações de solidariedade social, na lógica da igualdade de oportunidades, da emancipação e integração das populações desfavorecidas e da justiça social e igualdade entre os indivíduos”.
“Promove e dinamiza atividades de proteção à Infância e Juventude, Família, Comunidade, População Ativa, Idosos, Deficientes e Populações Desfavorecidas, cooperando com organismos oficiais e particulares”, diz a concluir.