CentroTV

IPMA confirma que furacão Lourenzo vai mesmo atingir os Açores

O furacão Lorenzo – categoria 4 na escala de Saffir-Simpson, encontra-se a 2200 km a sudoeste dos Açores, deslocando-se para norte a uma velocidade de 17 km/h e vai mesmo atingir as ilhas portuguesas.

“Mantendo-se as previsões da trajectória o centro do furacão deverá passar muito próximo do grupo Ocidental, afetando assim todo o arquipélago na próxima quarta-feira (dia 2 de Outubro)”, adianta hoje em comunicado o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Está assim previsto para o grupo Ocidental , “vento sueste rodando para noroeste com rajadas na ordem dos 180 km/h (com uma probabilidade de 20% de a rajada máxima ser superior a 200 km/h), chuva forte e ondas de sudoeste com altura significativa entre 10 a 12 metros”.

Para o grupo Central, “vento sueste rodando para noroeste com rajadas até 180 km/h (com uma probabilidade de 20 por cento de a rajada máxima ser superior a 200 km/h especialmente nas ilhas Faial, Pico e Graciosa), chuva forte e ondas de sudoeste com altura significativa entre 10 a 14 metros, com altura máxima de onda superior a 20 metros”.

E finalmente para o grupo Oriental, “vento com rajadas até 100 km/h e ondas de altura significativa 7 a 9 metros.”