CentroTV

ISEC vai reparar e certificar material ortopédico e geriátrico para ser reutilizado

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) irá “reparar e certificar equipamentos ortopédicos e geriátricos do projeto FLIP Cordinhã: uma plataforma que possibilita a compra e venda de produtos ortopédicos e geriátricos em segunda mão, de forma simples e cómoda”, revela em comunicado.

Esta iniciativa da Junta de Freguesia da Cordinhã será apresentada hoje, 18 de agosto, às 17h00 no Centro Social e Paroquial da Cordinhã, concelho de Cantanhede, e contará com a presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

Este projeto foi desenvolvido no âmbito do programa JUNTAR+, que visa a “implementação de soluções locais de economia circular, promovido pelo Ministério do Ambiente e Transição Energética”.

O projeto FLIP Cordinhã foi o “quinto melhor a nível nacional – entre mais de cem candidaturas – e conta com a parceria do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, da THE LOOP COMPANY, da Associação Nacional de Gerontologia Social e da Associação de Desenvolvimento da Economia Social”.

“Professores e investigadores do Departamento de Mecânica e de Eletrotécnica do ISEC irão avaliar e, se for o caso, reparar toda a parte elétrica e mecânica dos produtos, para que, posteriormente, possam ser reutilizados e entregues a pessoas com dificuldades locomotoras”, afirma Mário Velindro, presidente do ISEC.

“Este é mais um passo dado pelo ISEC no compromisso já assumido com os princípios da economia circular, em linha com a nossa constante preocupação em colocar a engenharia ao serviço da sociedade”, conclui.