CentroTV

Já está aceso o maior madeiro de Portugal

O Madeiro de Penamacor, o maior do país, foi ontem à noite aceso, com uma multidão a assistir ao ato.

Este foi o ponto alto do evento, este fim de semana, que está a entrar na reta final. Antes, pelas 21:00, atuou a Banda Filarmónica da Aldeia de João Pires e pouco depois atuou o Saint Dominic’s Gospel Choir, na Praça Vila Madeiro. Pelas 18:00, decorreu a segunda edição da Corrida Noturna Solidária Vila Madeiro.

Depois de no ano passado a receita ter revertido a favor das vítimas dos incêndios, este ano, o valor das inscrições reverteu integralmente para os Bombeiros Voluntários de Penamacor.

Já na tenda “Natal na Floresta”, pelas 20H30, teve lugar uma sessão de life cooking, com o conhecido chefe Valdir Lubave. O evento termina pelas 17h00 do dia 25 de dezembro.

Recorde-se o Penamacor Vila Madeiro ganhou fama de ser o maior do país. Todos os anos, com o aproximar do Natal, por todas as freguesias do concelho, os jovens em idade de cumprir o serviço militar unem-se para cortar e transportar os troncos que alimentarão a fogueira para aquecer o Menino Jesus.

O grande monte de madeira, depositado no adro da igreja, é ateado ao cair da noite do dia 24, à exceção de Penamacor, que arde de 23 para 24, e mantém-se aceso durante vários dias. Depois da ceia de Natal, a população reúne-se em redor da fogueira, num gesto ritual de fraterno encontro.

Em Penamacor, a chegada do Madeiro tem data marcada e o ato assume foros de festividade. De facto, no dia 8 de dezembro, a população acorre generosamente à rua para saudar o cortejo de tratores e reboques, em número que procura sempre bater o antecedente, onde os jovens do ano, dantes só os rapazes e agora também as raparigas, empoleirados nos troncos, atiram à rebatina os frutos do ramo de laranjeira que a praxe manda trazer, cantando acompanhados à concertina.