CentroTV

Já foram revelados os grupos prioritários para vacina contra a Covid-19 em Portugal

A ministra da Saúde anunciou, esta tarde, que os portugueses vão começar a ser vacinados contra a Covid-19 no próximo mês de janeiro de 2021 e quais são sos primeiros a receber a vacina.

A vacina tem como objetivo reduzir a mortalidade e os internamentos em cuidados intensivos, bem como controlar surtos e minimizar o impacto no sistema de saúde e na economia, avançou o coordenador da task force para o plano de vacinaçao, Francisco Ramos.

No primeiro grupo prioritário, constam as “pessoas com 50 ou mais anos com patologias graves, como a doença coronária, a insuficiência renal, insuficiência cardíaca ou doença respiratória, e profissionais de saúde, mais genericamente, profissionais de serviços críticos – podem incluir-se as Forças Armadas. Os residentes de lares e em cuidados continuados, também incluídos na primeira fase, serão vacinados nas instituições”.

Nesta primeira fase, serão vacinadas “950 mil pessoas entre janeiro e abril, no pior dos cenários – caso a vacina não chegue dentro do calendário esperado”.

Na segunda fase, serão vacinadas pessoas com “mais de 65 anos sem qualquer patologia e pessoas dos 50 aos 74 anos com um vasto leque de doenças pré-exsitentes, desde diabates, à hipertensão e até obesidade. Nesta fase serão vacinadas 1,8 mihões de pessoas”.

Haverá ainda uma terceira fase, que englobará “o resto da população”.