Com sete edições já realizadas, o Prémio José Manuel Alves / Concurso de Empreendedorismo Turístico é o prémio de empreendedorismo turístico mais antigo do país, tendo recebido um total de 342 candidaturas, distinguido 56 projetos e premiado 20.
O concurso tem como missão distinguir e apoiar projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro de Portugal. Ao vencedor é atribuído o Prémio José Manuel Alves, em homenagem ao percurso do ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de apoio ao investimento turístico, na região Centro de Portugal.
Este ano, o júri final, composto por Guilherme Fonseca (Portugal Ventures), Miguel Mendes (Turismo de Portugal) e Adriana Costa (UA Incubator), distinguiu os seguintes projetos:
Projeto vencedor:Taste Food Experience. Aplicação gastronómica, desenvolvida pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG), que pretende contribuir para a estruturação e divulgação do turismo gastronómico no território das Beiras e Serra da Estrela.
“A Taste Food Experience é um projeto de base tecnológica que pretende contribuir para a estruturação e divulgação do turismo gastronómico no território das Beiras e Serra da Estrela, valorizando os seus recursos endógenos, através de um sistema multiplataforma onde a gastronomia se revela um fator de identidade e autenticidade capaz de atrair visitantes, alavancando a atividade turística e constituindo um fator de desenvolvimento integrado para produtores, restaurantes e empresas com oferta de produtos ou serviços neste âmbito”, explica Cristina Rodrigues, do IPG.
Segundo classificado:Pateira Glamping & Eco-resort. Projeto de alojamento focado na sustentabilidade e na consciencialização ecológica, idealizado para a Pateira de Espinhel, em Águeda, que engloba oito domes geodésicos de madeira e cortiça (corkdomes), uma piscina biológica e outros atrativos e atividades orientados para o wellness & spa.
Terceiro classificado:Fake Museum – A Real Museum about Fake Things. O Fake Museum é um projeto idealizado para Coimbra, que ambiciona ser um museu agregador de conhecimento e de identificação do que é falso. Um museu atrativo, dinâmico e atual, que não se limita à contextualização histórica, mas a uma abordagem circunstanciada e dinâmica das diversas vertentes do que é falso.
Foram também finalistas os seguintes projetos: Golden Rock – Alambique Water Spa (O Alambique de Ouro), Equinatura Silvercoast (Jorge Magalhães, Rita Magalhães, Joana Magalhães e Francisco Magalhães), Dynasty Capacity (Angela Tomás, Celestino Manuel Tomás, Carolina Tomás, Mariana Tomás, Beatriz Tomás e Mário Tomás), Fun With Us (José Catrau) e Vale das Origens (Eduardo Henriques e Lara Varela).
Os oito projetos finalistas podem ser conhecidos, individualmente e em maior detalhe, em https://bit.ly/3G9FczH. Os finalistas foram selecionados pelo Júri Intermédio, constituído por Gonçalo Castro Gomes (Turismo Centro de Portugal), Patrícia Araújo (Biosphere Portugal) e Sandra Soares (Turismo de Portugal/Escola de Hotelaria de Coimbra).
O Concurso de Teses Académicas – de mestrado e de doutoramento – tem o objetivo de valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e de o aproximar das empresas do setor do Turismo e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico.
Este ano, a sexta edição do concurso recebeu 25 candidaturas nas suas duas vertentes. O júri final, composto por Cristina Barroco (Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu), Dulcineia Moura (Territórios do Côa) e José Coutinho (Leader Oeste), distinguiu as seguintes teses:
Tese vencedora na categoria de Mestrado:
“Estratégia Territorial – proposta de uma Rede de Aldeias turísticas sustentáveis no concelho de Santa Comba Dão”, de Rui Guilherme de Oliveira Ferraz.
Tese vencedora na categoria de Doutoramento: “Árvores Monumentais de Portugal: da compreensão pública a uma literacia científica”, de Ana Raquel Fernandes Pires Lopes.
Foram também finalistas na categoria de mestrado as seguintes teses: “Impactos da pandemia covid-19 nas viagens e no turismo: o caso da Região Centro de Portugal”, de Catarina Alexandra Gândara de Oliveira Lopes Gouveia; “Experiências de Turismo Acessível em Destinos Rurais: A Perspetiva de Visitantes com Incapacidade Visual”, de Ana Catarina de Sousa e Silva Gomes; “A importância do turismo de experiências para a valorização dos territórios de baixa densidade – O caso da Aldeia Histórica de Trancoso”, de Maria João Guedes Castanheira; e “Os Conteúdos Gerados pelos Utilizadores enquanto Método para a Melhoria da Oferta Turística em Territórios de Baixa Densidade: Os Casos de Lousã e Miranda do Corvo”, de Sofia Carvalho Pêla Cinta Lopes.
As teses finalistas foram selecionadas pelo Júri Intermédio, constituído por Adriana Rodrigues (Turismo Centro de Portugal), Ana Rajado (Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra) e Sílvia Silva (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra).
Os prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico e do Concurso de Teses Académicas serão entregues no 8.º Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, que se realiza de 6 a 9 de junho, em Tomar.