CentroTV

Já se circula na nova linha dos SMTUC entre a Alta e Santa Clara

O percurso inaugural da nova ligação entre a Alta de Coimbra e Santa Clara, pelo Jardim Botânico, que contou com a presença do ministro da Cultura, Luís Castro Mendes, do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, dos vereadores Rosa Reis Marques, Carlos Cidade e Carina Gomes, do Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, foi ontem inaugurado.

A nova linha dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), que atravessa o Jardim Botânico, abriu ao público.

“Com uma componente turística muito forte, esta nova rota que será atravessada por um transporte público mais ecológico, permitirá ainda a circulação de pessoas, visando atraí-las para estacionar o seu automóvel nos sítios de aparcamento disponíveis na zona ribeirinha e depois seguirem para o Polo I da Universidade, descongestionando assim essa zona histórica”, adianta a autarquia em comunicado.

O presidente da Câmara, Manuel Machado, salientou que “uma das vantagens desta nova linha é as pessoas poderem deixar o carro, por exemplo, no parque de estacionamento do Convento São Francisco e apanhar, de seguida, este transporte para subirem até à Universidade”.
Já o Ministro da Cultura, que também fez o percurso inaugural, evidenciou a bela paisagem que esta linha oferece e o facto de esta ser uma solução bastante ecológica.

Esta nova linha é servida por dois miniautocarros híbridos e descapotáveis, que irão circular num horário de “sol a sol”, com frequência em horas de ponta de 20 minutos e no restante período de 40 minutos, sendo que o Jardim Botânico fecha os portões à noite por razões de segurança.

O horário de verão será das 8h00 às 20h00, sendo que aos domingos e feriados o serviço inicia-se às 10h00.

Ligando a zona ribeirinha, o Convento São Francisco, os Mosteiros de Santa Clara, o Portugal dos Pequenitos e o Parque Verde à zona histórica da Alta da cidade de Coimbra, com a sua antiga e prestigiada Universidade, este novo percurso permite ainda a aproximação do Museu da Água, instalado no Parque Dr. Manuel Braga, ao Jardim Botânico – onde ainda subsiste a primeira cisterna de armazenamento de água para abastecimento da cidade.

Com caráter experimental, será também implementado um estacionamento de duração limitada em parte da Rua Couraça dos Apóstolos, na Rua de São João e na Rua de São Pedro, nos termos do Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada e das Zonas de Acesso Automóvel Condicionado, garantindo o canal de circulação desimpedido e descongestionado para a passagem dos transportes públicos dos SMTUC.