CentroTV

Jaime Ramos é o candidato da coligação PSD/CDS à Câmara de Coimbra

Jaime Ramos

Jaime Ramos vai ser o candidato do PSD, em coligação com o CDS, à Câmara de Coimbra.

Ontem à noite o nome de Jaime Ramos foi apresentado pela comissão política de seção de Coimbra do PSD numa reunião do partido.

Os militantes de Coimbra deram o parecer sobre o candidato apresentado pela CPS.

Segundo adiantou uma fonte do PSD à CentroTV o “parecer foi praticamente unânime”.

Para a semana os militantes voltam a reunião para retificar o nome de Jaime Ramos e depois remeter para a comissão política distrital que, por sua vez, ainda irá levar a proposta para a comissão nacional.

No entanto, parece ser consensual o apoio à candidatura do médico à autarquia de Coimbra  e, tanto a distrital como a nacional vão aprova-la.

Jaime Ramos, de 64 anos, é médico, especialista em Medicina do Trabalho e Medicina Geral e Familiar.

Foi Deputado à Assembleia da República de 79 a 85 e Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PPD/PSD.

Desempenhou vários cargos políticos e partidários a nível local, Miranda do Corvo, distrital, Coimbra, e nacional.

Foi presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, e também Governador Civil do Distrito de Coimbra.

Como Deputado apresentou vários projetos de lei na área da comunicação social, saúde e ambiente.

Salientam-se projetos de lei de prevenção do tabagismo, educação sexual e planeamento familiar, interrupção voluntaria de gravidez, proteção da camada de ozono e criação de rádios livres. Integrou a comissão para a legislação da condução sob o efeito do álcool.

Teve um processo disciplinar por não respeitar a disciplina de voto sobre o aborto e outro processo por defender a cooperação entre o General Eanes, Presidente da República e o PPD/PSD.

Como voluntário foi o Fundador e Presidente do Conselho de Administração da Fundação ADFP – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional, entidade criadora do Parque Biológico da Serra da Lousã.

Fundou também o Jornal regionalista Mirante e a Radio Dueça , rádio “pirata” propriedade da Associação Radio Livre de Miranda do Corvo.

Criou o Trivium, dedicado à liberdade, igualdade e fraternidade .

O Trivium foi concluído com a edificação de um Templo ecuménico e universalista. O Trivium inclui o Parque Biológico e o Espaço da mente, um museu etnográfico dedicado à evolução da vida e do conhecimento.

Como empresário, entre outras organizações, fundou a Cruz Branca , Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, Lda, de que é sócio gerente.

A nível da administração publica foi Presidente da Administração Regional de Saúde de Coimbra, 1983, da ARS da Região Centro 1994/95 e delegado regional do SPTT, Serviço de Prevenção e Tratamento da Toxicodependência em 1993 .

É ainda autor dos livros “Não basta mudar as moscas”, com duas edições e , em 2015, “Deus Natureza” “Contos exemplares para netos maiores”.

Foi fundador e porta voz do Movimento Cívico de Coimbra, Góis, Lousã e Miranda, defensor do Ramal da Lousã /Metro Mondego.