CentroTV

Jantar solidário em Penacova para com as vítimas dos fogos

Realizou-se ontem, no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Penacova, o “Jantar Solidário – Por Penacova!” que juntou cerca de mil pessoas que se mobilizaram para prestar homenagem e solidariedade às vítimas do incêndio de Outubro que devastou parte deste concelho.

O concelho de Penacova, foi um dos mais violentamente atingidos. Aos avultados prejuízos ambientais e materiais – com a destruição de casas; estruturas, alfaias e culturas agrícolas; plantações florestais e empresas – juntou-se a maior perda de todas: cinco vítimas mortais.

A Comissão de Acompanhamento criada para esta iniciativa, a convite de Pedro Coimbra da organização do jantar, que integrou os presidentes de Junta das Freguesias afectadas e os responsáveis de duas IPSS (Fundação Mário da Cunha Brito e Grupo Social de Miro), apurou uma receita total para doação de 9370 euros, ou seja, a totalidade das verbas angariadas, uma vez que a despesa inerente ao jantar foi integralmente suportada pela organização.

De acordo com o regulamento criado para o efeito, a verba de 6248 euros (2/3) ficou à guarda da Fundação Mário da Cunha Brito para aplicação na União de Freguesia de São Pedro do Alva e São Paio do Mondego e na União de Freguesias de Oliveira do Mondego e Travanca do Mondego.

À guarda do Grupo Social de Miro ficaram 3122 euros (1/3) para aplicação na União de Freguesias de Friúmes e Paradela.

Para Pedro Coimbra, que agradeceu a todos que estiveram presentes, a todos os que fizeram doações e a todos os que colaboraram com a Organização, “a verba doada é muito significativa e elucidativa da notável solidariedade do nosso Povo, tal qual como tem acontecido noutras iniciativas”.

Acrescentou que “perante tanta devastação, trata-se de mais uma gota de água no meio de tantos prejuízos sociais e económicos que abalaram o território. Mas com muitas gotas de água como, esta seremos capazes de criar um oceano de esperança que nos vai reerguer”.