CentroTV

Jardim Botânico da UC lança programa educativo “Ideias para Germinar”

O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) acaba de lançar o programa educativo interdisciplinar “Ideias para Germinar”.

“A oferta estende-se do pré-escolar ao ensino secundário, convidando todas as escolas a visitar um “magnífico repositório do mundo das plantas”, para aprender mais sobre plantas, biodiversidade e sustentabilidade”, refere em nota.

Para o público do 1.º ciclo do ensino básico, é apresentado o programa “Aprender no Jardim: as plantas e nós”. Com uma aposta clara na interdisciplinaridade e na participação ativa dos alunos, os participantes vão descobrir o muito que podem aprender com a natureza que os rodeia. Ainda para os mais novos, do pré-escolar ao 1.º ciclo, são lançados três ateliês, com os temas diversidade vegetal, plantas carnívoras e proteção do ambiente. Desenvolvidos em sala, após um curto passeio pelo JBUC, estes ateliês incluem ainda a leitura de um livro infantil.

Para os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, o Jardim Botânico propõe dois projetos interdisciplinares a desenvolver após uma visita ao Jardim, apelando à articulação disciplinar, ao trabalho colaborativo e aos valores de cidadania. Para o 5.º ano, com a ação “Proteger a biodiversidade”, os alunos podem aprender mais sobre a diversidade vegetal e os hotspots de biodiversidade, sendo desafiados a organizar, posteriormente, uma exposição sobre esse tema na escola. Para o 8.º ano, com projeto “Defensores do ambiente”, os participantes vão descobrir como podem reduzir a sua pegada ecológica e contribuir para a proteção da natureza, para mais tarde organizarem uma “feira do ambiente” na escola. 

Também estão previstos ateliês para diferentes idades, sobre as várias aplicações e usos das plantas no quotidiano (“Nós e as plantas”); as plantas em Portugal e no Mundo (“As plantas e a cultura”); a Agenda 2030 e o papel de cada um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na construção de um mundo mais sustentável (“Os ODS e nós”); e sobre o mundo vegetal e o que podemos aprender com as plantas (“Pensar vegetal”).