CentroTV

Jazz vai à escola em Seia

Cerca de 650 crianças de escolas do concelho de Seia vão ser abrangidas pela iniciativa “Escolas com Jazz” promovida pelo município local, no âmbito do Seia Jazz & Blues, que decorrerá naquela cidade de 6 a 12 de março.

Com o objetivo de promover o contacto dos alunos com este estilo musical a iniciativa será dinamizada pela Big Band formada na Escola Profissional da Serra da Estrela (EPSE) e que é um projeto que nasce no âmbito da disciplina de “Projectos Colectivos de Improvisação” do Curso Profissional de Instrumentistas de Sopro e Percussão desta escola.

Tem como objectivo iniciar os seus alunos na área da improvisação e desenvolve um repertório baseado em standarts do Jazz e do Blues, incentivando-os ainda ao desenvolvimento da criação artística. Este ano o tema central da iniciativa será “O acordeão no Jazz” e terá uma componente de canto associada, estando previsto o ensaio de um tema, com a participação dos alunos no coro e no instrumental.

Depois os alunos que manifestarem interesse, ou forem selecionados, podem participar na interpretação desse tema que abrirá o concerto de quinta-feira, dia 9 de Março, no Cineteatro da Casa da Cultura, com a Big Band EPSE, João Barradas e Bárbara Maximino.

A 13ª edição do Seia Jazz & Blues contará no dia 9 de março à noite com um concerto com a Big Band EPSE + João Barradas + Barbara Maximino; no dia 10, na noite do jazz com Kiko Pereira e no dia 11 subirá ao palco da Casa da Cultura Susan Santo Band, de Espanha, na noite dos blues.