CentroTV

Jogos Tradicionais da Quaresma regressam a Nogueirinha

Os “Jogos Tradicionais da Quaresma” regressam, amanhã, ao Largo da Capela Velha, em Nogueirinha, concelho de Oliveira do Hospital, desta vez por iniciativa do CLDS4G VIVER.COM de Oliveira do Hospital, com o apoio da ADSCVCVale do Cobral e da Junta de Freguesia de Meruge.

O evento conta com “elementos de várias localidades do Concelho que integram o Eixo 4 do Projecto CLDS, em representação das Associações Locais onde decorrem as Actividades”, refere a organização.

A Comissão de Melhoramentos da Gramaça, União Progressiva de Chão Sobral, Comissão de Melhoramentos da Carvalha, Comissão Regional Sangianense, Comissão de Melhoramentos de Pinheirinho, Associação Cultural e Recreativa da Felgueira Velha, Sociedade Recreativa e Progresso Seixense, Associação Cultural e Recreativa da Póvoa de São Cosme, Associação dos Amigos de Meruge, eis as associações que vão jogar e dar a conhecer os Jogos Tradicionais mais populares das suas terras.

A Associação “Tocar a Jogar” da Guarda, “trará igualmente os jogos da sua região e todos vamos poder participar em cada um deles, numa jornada de convívio e cultura, que havemos de repetir. Jogar a Malha, o Fito, a Macaca, o Pião, o Rapa, a Corda, o Arco, o Lencinho, etc, até culminar com o Jogo da Panelhinha, vai ser uma roda viva, de descoberta para uns e de regozijo para quem já há muitos anos tinha deixado de praticar estes jogos”.

Com uma primeira edição realizada em 1997, por iniciativa da Associação de Jovens da Freguesia de Meruge, os Jogos da Quaresma foram “sucessivamente reeditados, até há poucos anos, para gaudio de jovens e adultos”.

A UNESCO incentiva à preservação e à reabilitação dos jogos tradicionais, como forma de guardar memórias culturais e sociais inelutáveis. “Na sociedade actual o homem (jovem e adulto), refugia-se nas consolas e nos destrutivos jogos de computador (telemóvel) cortando cerce a ligação à terra, aos jogos e às tradições rurais, fenómeno que a macrocefalia citadina vem ampliar drasticamente”, frisa.

Os jogos tradicionais estão relacionados com o trabalho e podem e devem ser praticados por novos e idosos, sendo elementos promotores de convívio, desafios ao movimento corporal e elemento cultural onde estão arreigadas as raízes da criatividade, da liberdade e da espontaneidade”, refere uma nota da organização.

O evento conta ainda com animação musical, com o Grupo de Concertinas da Eptoliva e com a actuação da Associação de Cantares Melodias do Campo de Santa Ovaia e será servida uma feijoada pelo almoço.