CentroTV

Jornalista Paulo Lencastre Leitão recebe Menção Honrosa de prémio de jornalismo da Comissão Europeia

O jornalista e diretor da CentroTV, Paulo Lencastre Leitão, recebeu uma Menção Honrosa na V edição do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa, uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Paulo Lencastre Leitão era um dos finalistas na categoria “Regional” dos prémios que são uma homenagem ao jornalista, Fernando Sousa, durante vários anos correspondente em Bruxelas do SIC e que faleceu prematuramente.

Os prémios foram ontem entregues no Dia da Europa, numa cerimónia que decorreu em Évora.

A reportagem vídeo finalista de Paulo Leitão intitulada “Filhos de um deus menor encontram futuro na formação profissional”, retrata o trabalho da associação ARCIAL com jovens e adultos, com problemas de deficiência desde 1980, e tem apostado na criação de cursos profissionais com apoio de Fundos Europeus, para os habilitar com ferramentas para enfrentar o mundo do trabalho. A ARCIAL intervém ativamente na comunidade, permitindo a reabilitação do indivíduo através da integração social, ocupacional, formativa e profissional, promovendo a cidadania e o bem-estar.

“Fomos conhecer a realidade destes cursos e depois a integração dos formandos na realidade do dia a dia profissional”, refere Paulo Leitão.

“É gratificante ter recebido a Menção Honrosa de um dos principais prémios de jornalismo atribuídos em Portugal”, frisa Paulo Leitão, acrescentando que “obviamente gostaríamos de ter ganho o primeiro prémio, até porque consideramos que tínhamos uma reportagem de qualidade para isso acontecer, mas júri entendeu atribui-lo a um trabalho que, por acaso, foi produzido em colaboração com a Comissão Europeia em Portugal, o que não me parece muito ético, mas temos que respeitar”.

Este Prémio, promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal no “âmbito do respeito pela liberdade e o pluralismo da comunicação social, é atribuído a jornalistas e a estudantes do ensino superior de cursos de jornalismo ou comunicação social que tenham contribuído de forma notável para clarificar questões importantes a nível europeu ou que tenham promovido um melhor conhecimento das instituições ou políticas da União Europeia em Portugal”.

“Serve, ainda, para homenagear o jornalista Fernando de Sousa (1949-2014), protagonista de uma longa e marcante carreira dedicada aos assuntos europeus”, conclui.

LISTA DE PREMIADOS:

Maria Nunes, Bianca Gregório, Inês Sousa e Talismã Xavier vencem na categoria «Estudante» com a reportagem «O combate europeu ao frio que nos desune», publicada no P3.

Afonso Ré Lau e Maria José Santana vencem na categoria «Regional» com a reportagem «Este mar que a UE nos deu», publicada na Aveiro Mag

Anabela Almeida vence na categoria «Nacional» com a reportagem «O Que Ficará dos Fundos Europeus», publicada na RTP Menções honrosas da quinta edição do Prémio de Jornalismo «Fernando de Sousa»

Diana Gomes e Adriana Alves recebem a menção honrosa na categoria «Estudante» com a reportagem «Um bar chamado Europa», publicada no REC.

Paulo Leitão recebe a menção honrosa na categoria «Regional» com a reportagem «Filhos de um deus menor encontram futuro na formação profissional», publicada na CentroTV

Ruben Martins, Carlos Cipriano e Diogo Ferreira Nunes recebem a menção honrosa na categoria «Nacional» com a reportagem «Cinco dias de viagem no mais europeu dos comboios», publicada no Público