CentroTV

José Cid condecorado pelo Presidente da República no dia em que faz 80 anos

O músico José Cid foi hoje condecorado, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, em Lisboa, com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

A condecoração acontece no dia em que o músico, cantor, compositor e produtor musical completa 80 anos, adianta a nota publicada no ‘site’ da Presidência da República.

José Cid nasceu em 04 de fevereiro de 1942.

Em 2019, recebeu o Grammy de Excelência Musical, da Academia Latina de Gravação, por “contribuições de significado artístico excecional para a música latina”.

É em finais dos anos 60 que Cid se destaca no panorama musical, ao integrar, como teclista e vocalista, o Quarteto 1111, um dos mais inovadores projetos musicais portugueses de que há memória. O grupo tem grande êxito com a A lenda de El-Rei D. Sebastião, editada em 1967. O álbum homónimo dos 1111 seria editado em 1970 e foi quase integralmente alvo de censura na época.

Em maio de 1971, ainda alferes na Ota, Cid edita o seu primeiro álbum a solo, ao qual dá o seu nome, José Cid. O disco inclui temas como “Dom Fulano”, “Lisboa Ano 3000” e “Não Convém”. Lança subsequentemente o EP “Lisboa Perto e Longe” (com os temas “Lisboa Perto e Longe”, “Dida”, “Dona Feia, Velha e Louca” e “Zé Ninguém”). A poetisa Natália Correia é um dos nomes que colabora com José Cid nesta fase. Em Agosto desse ano toca num célebre concerto em Vilar de Mouros com o Quarteto 1111.