CentroTV

José Luiz Jacinto reeleito presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia

José Luiz Jacinto foi reeleito presidente da Direção da Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC), para o quadriénio 2022-2025.

As eleições para os órgãos sociais da FPC decorreram este domingo, 19 de dezembro, com uma lista única a sufrágio, encabeçada pelo atual presidente.

António José Branco assume a vice-presidência da Direção, Almerindo Mota é o 1º vogal, Fernando Fernandes, o 2º vogal, José Luís Barros, desempenha o cargo de 3º vogal e Pedro Almeida e Álvaro Costa Resende são os suplentes.

O presidente da Mesa do Congresso mantém-se Artur José Vidal Pinto. Luís António Pepe é o presidente do Conselho de Arbitragem. Ana Paula Costa Pereiro preside ao Conselho Fiscal e Teresa Filomena Vinagre Letras ao Conselho de Disciplina. O Conselho de Justiça é liderado por António Manuel Sá Gonçalves.

Dos quarenta delegados eleitos para integrarem o Congresso da FPC, participaram 27, o que significa que se registou uma abstenção de 32,5% (13 delegados).

José Luiz Jacinto, que já ocupa a presidência da FPC há vários anos, recandidatou-se com um programa que propõe “Elevar o Desporto Columbófilo”, composto por cinco eixos estratégicos: aperfeiçoar os regulamentos federativos e motivar a participação desportiva com ética; construir o futuro em conjunto; promover o desporto columbófilo e preservar a memória; valorizar as relações institucionais, assim como agilizar os serviços e manter a coerência financeira.

A Federação Portuguesa de Columbofilia foi fundada em 1945 e tem atualmente sede em Mira, onde está instalado o Columbódromo Internacional Gaspar Vilanova.