CentroTV

José Manuel Portugal dispensado da direção de informação da RTP

O jornal Público noticia que José Manuel Portugal deixou de comandar a direção de informação da RTP.

A nova administração deverá ter avisado o jornalista na passada terça-feira e este teve de abandonar hoje as funções.

O atual diretor da RTP terá sido convidado a sair pela administração presidida por Gonçalo Reis.

Segundo a mesma fonte, juntamente com o diretor, deverá cair toda a direção. Porém novos nomes ainda são uma incógnita e terão de ser enviados previamente à Entidade Reguladora para a Comunicação Social e ao Conselho Independente.

Gonçalo Reis, presidente da atual administração, não se mostrou disponível para falar da saída de José Manuel Portugal, mas frisou que haverá mais remodelações na televisão pública no presente mês.

José Manuel Portugal, também contactado pelo PÚBLICO, recusou-se a comentar a sua saída. Portugal disse apenas que não se demitiu, que continuará na empresa e lembrou que a sua substituição ainda terá que ser objecto de parecer da ERC.

José Manuel Portugal tinha sido nomeado director de Informação da RTP em Dezembro de 2013, em substituição de Paulo Ferreira, que então tinha apresentado a sua demissão do cargo.

O DN avança que, apesar de cessar as funções de diretor de Informação, José Manuel Portugal deverá permanecer na empresa. O regresso a Coimbra é uma possibilidade.