CentroTV

José Penedos vai passar para prisão domiciliária por causa do estado de saúde

José Penedos está preso desde o passado dia 16 de dezembro em Coimbra | Foto: D.R.

O ex-presidente da REN e secretário de estado da Energia, José Penedos, vai passar para prisão domiciliária, devido ao seu estado de saúde.

Inicialmente Penedos esteve preso na Penitenciária de Coimbra, mas atualmente encontrava-se na Penitenciária da Carregueira, para cumprir a sentença de três anos e três meses. O ex-governante sofre de demência e incontinência.

A direção da prisão da Carregueira deu luz verde à passagem para prisão domiciliária. A defesa tentou indulto natalício de Marcelo mas fez pedido fora do prazo normal, revela o Expresso.

A diretora da Carregueira, Clara Preto deu um parecer favorável ao pedido da defesa, que é sustentado em razões clínicas: o antigo governante (foi secretário de Estado da Energia de um Governo socialista) sofre de demência e incontinência e depende do filho, Paulo Penedos — condenado a quatro anos no mesmo processo e com quem divide a cela, com mais seis reclusos —, para as funções mais básicas: vestir-se, alimentar-se e cuidar de toda a higiene pessoal, adianta ainda o Expresso.