CentroTV

Jovens europeus restauram fontanários e lavadouros na Lousã

“Fontes, lavadouros e outros tesouros” é a designação do campo de trabalho internacional que pretende intervir em várias aldeias da freguesia de Lousã e Vilarinho, e que terá lugar de 15 a 26 de julho.
Durante duas semanas, 20 jovens oriundos de 12 países (Turquia, Espanha, Rússia, Itália, México, Alemanha, Polónia, França, Índia, Iraque, Reino Unido e Portugal) vão trabalhar na limpeza e restauro de vários fontanários, lavadouros e tanques de rega, devolvendo-lhes a aparência original e melhorando a sua função.
Durante o campo os participantes ficam alojados na escola primária das Levegadas, atualmente desativada, onde serão também confecionadas as refeições e realizadas algumas atividades entre o grupo e com a comunidade, como é o caso da mostra final do trabalho desenvolvido, combinando um vídeo geral e um roteiro pedestre pelas fontes mais próximas, ao final da tarde do dia 24.
O campo é financiado pelo IPDJ e tem o apoio logístico da Junta de Freguesia de Lousã e Vilarinho e da Câmara Municipal da Lousã.
A Associação Activar desenvolve este tipo de projetos desde 2006 e muitos têm sido os trabalhos desenvolvidos por jovens de todo o mundo a favor da comunidade. A atividade tem apoio público, contudo, as viagens dos jovens são pagas pelos próprios não havendo lugar a qualquer reembolso.