A Juventude Popular (JP) de Oliveira do Hospital apoia manifesto autárquico jovem.
“Num contexto político-económico exigente e controverso à escala global, e a pretexto eleições autárquicas do próximo mês de Setembro, surge entre os jovens de Oliveira do Hospital a motivação de elaborar um manifesto autárquico jovem. Com o intuito de compilar políticas locais que espelhem um município inteligente e sustentável, promotor do desenvolvimento e coesão local, o manifesto pretende assim envolver abertamente o contributo de cada jovem munícipe, independentemente da sua filiação partidária”, adianta a JP em comunicado..
“À imagem de inúmeros municípios do interior do país, também o município de Oliveira do Hospital tem apresentado uma crescente desertificação e uma parca atratividade para gerações mais jovens, que tem originado um envelhecimento gradual da população”, refere.
Acrescentando que a “ausência de políticas geradoras de impacto entre os mais jovens ao longo dos sucessivos mandatos municipais, tem levado a que se sub-aproveite um concelho de enorme potencial em toda a região centro, causando consequentemente danos na sua economia e dinâmica social”.
I”nconformados com o rumo sombrio que se antevê para o futuro do município, surge a elaboração de um manifesto autárquico que congrega a opinião dos jovens que nele habitam ou têm raízes, ainda que por vicissitudes económico-culturais se vêm forçosamente arredados das suas origens”, frisa.
Com o propósito de “gizar um conjunto de medidas direcionadas aos mais jovens, o manifesto ergue-se sobre cinco pilares fundamentais: Ambiente e Agricultura, Saúde, Cultura, Economia e Desporto. Estes surgem congregados no tronco de uma Oliveira, árvore características da região e simbolizadora do progresso, ramificando-se em folhas que mais não são do que as vastas temáticas que derivam da sustentação promovida por os temas deste tronco. A transversalidade dos cinco temas dá conta do impacto que o manifesto pretende ter no plano local, e do envolvimento que espera por parte dos seus jovens, carentes de oportunidades para dar conta da sua realidade e fazer ouvir as suas ideias nas mais diversas áreas”.
“Arredado de ideologias dogmáticas, o projecto coordenado pelos jovens Michael Nunes e Bárbara Francisco, tem como propósito único e fundamental o desenvolvimento do nosso concelho e das suas gentes, apresentando abertura ao envolvimento de qualquer jovem que de forma sã e estruturada esteja motivado a construir um futuro melhor para o município, promovendo em cada um o sentido de pertença à comunidade, independentemente da filiação partidária”, salienta ainda a JP..
“Entre jovens filiados e independentes, está já constituída uma equipa base instigada a alinhar o trabalho de cada um dos pilares, tendo já iniciado a ordem de trabalhos planeada”, realça.
A iniciativa lançada e apoiada pela Juventude Popular de Oliveira do Hospital pretende, “à semelhança das propostas que esta sempre levou a cabo, zelar pelas necessidades, interesses e objectivos dos munícipes jovens e da região, acreditando que é do pluralismo de ideias e da entrega abnegada à causa local, que se alcançam medidas ambiciosas e inclusivas”.