CentroTV

Junta de Alvoco das Várzeas congratula-se com reabertura de Extensão de Saúde

Na passada sexta-feira, dia 20 de Janeiro, reabriu a Unidade de Extensão de Saúde de Alvoco das Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital.

“Um ano e alguns dias depois desta mesmo ter fechado, pela aposentação do Dr. Fernando Morais, voltou-se a abrir um serviço essencial para uma Freguesia como Alvoco das Várzeas”, adianta a Junta de Freguesia em comunicado.

Um ano de “muito diálogo, cooperação, avanços e recuos, mas onde, no final, a solução encontrada satisfaz as três partes – UCSP Oliveira do Hospital, JF Alvoco das Várzeas e CM Oliveira do Hospital -, mas acima de tudo, toda uma comunidade que necessita por direito e dever de cuidados de saúde primários próximos e funcionais”, frisa.

Acrescentando que “fica assim dado, mais um passo, para uma Freguesia atenta nas respostas à sua população naquilo que concerne à Saúde. Dado que, além da reabertura do Posto Médico de Alvoco das Várzeas -, com médico, enfermeiro e administrativo permanente, todas as sexta-feiras, das 9:00h as 12:00h -, em Junho, já se tinha procedido à aquisição do serviço Balcão SNS 24 que se encontra, todos os dias, em funcionamento na sede da Junta de Freguesia e onde é possível pedir receituário, renovar medicação crónica, obter guias de tratamento e agendar/fazer teleconsultas. Alvoco das Várzeas, fica assim, munida de dois serviços complementares, próximos e funcionais que ajudarão no cuidado à população mais envelhecida e a toda à sua comunidade. Para Cátia Alves, Presidente da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas”:

“Esta é uma vitória de uma comunidade que nunca desistiu e sempre lutou pelo que é seu por direito. Um dia que ficará marcado nas nossas memórias, onde Alvoco ganhou e Saúde em Portugal venceu”, realça ainda a Junta.

“Contudo, salientar a chave essencial neste processo todo: o Dr. Rui Pedro Loureiro, coordenador da UCSP Oliveira do Hospital, que sempre se demonstrou sensível, mas também positivo na reabertura da nossa unidade de extensão de saúde. Assim o fez, numa clara prova dada, que com vontade e coragem dos responsáveis por estes processos tudo se consegue. Não obstante, mais do que autocongratulações, esta é, sem dúvida, uma conquista de Alvoco das Várzeas e das suas gentes, e são estas que devem ser realçadas. Nós, apenas cá estamos para resolver os problemas e encontrar soluções, sempre, sem desculpas”, conclui.