CentroTV

Juventude Popular de O. Hospital defende votação presencial no Orçamento Participativo Jovem

A Juventude Popular de Oliveira do Hospital pretende uma nova forma de votação do orçamento participativo jovem (OPJ).

A proposta foi apresentada na recente reunião do Conselho Municipal da Juventude pelo secretário adjunto da JP oliveirense, Miguel Freixinho.

A JP defende que durante o período de votação das propostas, circulem urnas nos locais centrais onde se encontram os jovens do concelho, como a sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), a sede da Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil (EPTOLIVA) e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), num esforço conjunto entre as associações de estudantes e as instituições de ensino.

 A proposta defende pontos fixos de votação onde o principal objetivo seria, “não só o aumento da participação no acto eleitoral, mas também tornar as votações do OPJ mais democráticas e mais semelhantes aos sufrágios em que os jovens são chamados a intervir, sensibilizando-os assim para a participação cívica e democrática”. “O processo proposto ocorreria em simultâneo com o actual electrónico, e assegurando que cada indivíduo apenas votaria uma vez”, defendem.

Acrescentando que a existência de urnas físicas não são sinónimo de uma campanha formal, os elementos da JP de Oliveira do Hospital acreditam que essa forma proporciona “maior sensibilização por parte das candidaturas, maior ponderação na hora do voto e um interesse generalizado em sufragar a melhor proposta para o concelho, independentemente da localidade ou actividade em que esteja inserida”.

“Uma promoção para a participação poderia despertar o interesse dos jovens para qualquer que sejam as propostas, mesmo não estando directamente relacionadas com a sua área de habitação ou actividade estudantil, desportiva ou laboral no concelho”, concluem.