CentroTV

Lançamento do livro “O Magriço – a verdadeira história de D. Álvaro Gonçalves Coutinho, um dos Doze de Inglaterra” de Tiago Salazar

Tiago Salazar regressa a Lamego para apresentar o seu novo romance histórico sobre a vida do cavaleiro Álvaro Gonçalves Coutinho, “O Magriço”.

Marcado para dia 15 de outubro, no Museu de Lamego, às 18h00, a apresentação da obra estará a cargo de Alexandra Falcão.

Recorde-se que o escritor esteve no verão passado em Lamego, a convite do Museu de Lamego, onde realizou uma residência literária, destinada a concluir a escrita do romance, justamente, por ser nesta cidade que o Magriço passou grande parte da sua vida.

Com um novo projeto literário na bagagem, o escritor irá permanecer por mais uns dias na residência do Solar da Porta dos Figos – Castelo de Lamego, para pesquisar uma das figuras mais emblemáticas de Lamego, do século XVIII, mas que é também uma das mais esquecidas.

Porém, mesmo tratando-se de um cavaleiro de linhagem na corte do mestre de Avis, o Magriço não aceitou que o seu monarca lhe negasse o casamento com a mulher que amava, partindo para a Borgonha onde lutou por mais de uma década entre os pares de João Sem Medo, que o considerou um dos mais destemidos guerreiros que alguma vez o haviam servido.

Aventureiro, defensor de causas justas e sempre na senda de glória para os seus amos, Álvaro Coutinho foi também um filho segundo, afastado da herança paterna, um homem amargo a quem a memória da desfeita do rei nunca abandonou, um guerreiro sem medo da morte, um ancião que resistiu à peste e se tornou numa espécie de eremita no fim da vida.