CentroTV

Limpeza urbana e recolha de resíduos valem mil milhões por ano em Portugal

A limpeza dos espaços públicos e a recolha dos resíduos urbanos têm um impacto anual de mil milhões de euros na criação de valor acrescentado bruto (VAB) para a economia portuguesa, estimando-se que os custos com a limpeza urbana ascendam a 30 euros por habitante anualmente.

Estes números integram o primeiro estudo de caracterização do setor que será apresentado esta semana, em Braga, no III Encontro Nacional de Limpeza Urbana.

O evento, que se realiza de 29 de junho a 1 de julho, no Altice Forum Braga, reúne as autarquias de norte a sul do país e regiões autónomas, as empresas públicas e privadas do setor, a universidade e players internacionais relevantes.

Pela primeira vez, haverá também um espaço expositivo, o Urban Cleaning Expo, com 5 mil metros quadrados, onde o público poderá conhecer as mais recentes inovações do setor, entre camiões, varredoras, papeleiras e equipamentos de segurança.

A Associação Limpeza Urbana – Parceria para as Cidades + Inteligentes e Sustentáveis (ALU), que organiza o evento de Braga, promoveu a realização de um estudo que caracterize a importância do setor em Portugal. Ao mesmo tempo, o documento propõe uma estratégia de intervenção que promova esta atividade enquanto peça fundamental para o desenvolvimento sustentável e qualidade de vida dos cidadãos.