CentroTV

Linha da Beira Alta sem comboios durante nove meses

A Infraestruturas de Portugal (IP) informou hoje que a Linha da Beira Alta será encerrada à circulação ferroviária, a partir do dia 19 de abril, por um período estimado de nove meses.

“O encerramento integral torna-se imprescindível face às características técnicas dos trabalhos a realizar em diversos locais ao longo do troço que, pela sua elevada complexidade, seria impraticável executar mantendo a circulação ferroviária mesmo que de forma condicionada”, adianta a empresa em nota.

A interdição total em toda a extensão “garante a segurança dos trabalhadores em obra, permite que as empreitadas decorram com maior eficiência, com importantes ganhos no encurtamento dos prazos de execução, poupanças ao nível dos encargos e forte mitigação dos transtornos provocados aos utilizadores que, no início de 2023 passarão a dispor de um serviço de transporte ferroviário de maior qualidade, conforto, segurança e ambientalmente sustentável”, frisa.

A Infraestruturas de Portugal diz que tem vindo a “trabalhar em estreita colaboração com os operadores ferroviários, autarquias e diversas entidades locais interessadas”.

Por forma a “minimizar os impactos negativos decorrentes deste constrangimento, e durante todo o período de interrupção do serviço ferroviário, serão disponibilizados, aos clientes da CP, transportes rodoviários alternativos que em breve serão detalhados publicamente”, conclui.