CentroTV

Linha SOSolidão da Fundação Bissaya Barreto com 68 por cento de casos de problemas de saúde mental

Mulheres entre os 65 e os 75 anos, viúvas, residentes em zonas urbanas, representam a maioria dos contactos com a Linha SOSolidão.

Em 10 meses de funcionamento, a Linha SOSolidão regista 68% de pedidos de ajuda referentes a idosos com sinais e sintomas de problemas de saúde mental.

As perturbações depressivas e as perturbações de ansiedade surgem com acentuada frequência, desde a criação da Linha de apoio, e regista-se um aumento de contactos de idosos que apresentam outras patologias, como esquizofrenia e perturbações delirantes, psicóticas e de bipolaridade bem como declínios cognitivos ligeiros, ou mais graves, como doença de Alzheimer.

Entre abril de 2020 e fevereiro de 2021 a Linha contabiliza 435 contactos, 198 pedidos de ajuda, com a abertura de 123 processos internos e 94 pedidos de esclarecimento. Cerca de 30% das pessoas está a receber acompanhamento permanente, por se encontrarem em situações de elevado risco e vulnerabilidade.

“Os apelos provêm, predominantemente, de zonas urbanas onde, devido à pandemia, houve uma redução da interação social”, refere a fundação.

“Muitos dos idosos que contactam a Linha de apoio têm experienciado ideações suicidas, delírios persecutórios, ataques de pânico e insónias”, acrescenta.

A Linha dispõe de uma psicogerontóloga que realiza testes de rastreio neuropsicológico para avaliação do estado cognitivo e da sintomatologia depressiva das pessoas idosas, com o intuito de delinear uma intervenção focada no problema.

A Linha SOSolidão da Fundação Bissaya Barreto, nacional e gratuita, criada em abril de 2020 em complementaridade com o Serviço SOS Pessoa Idosa, apoia cidadãos seniores que se encontram mais vulneráveis, em situação de isolamento social ou geográfico, promovendo companhia, partilha e articulação com as entidades locais para uma atuação mais estruturada.

A linha funciona através do número 800 91 29 90, entre as 10h00 e as 17h00, todos os dias úteis. Pode também ser realizado contacto através do email sosolidão@fbb.pt