Na época festiva deste ano, 84% dos portugueses tencionam comprar nas lojas físicas para fazer as suas compras de Natal. 85% escolhem as lojas nas grandes superfícies comerciais (85%), um aumento de 42% face ao ano anterior (60%), sendo que 54% dos inquiridos optam por fazer algumas das suas compras nos Super/Hipermercados (+14p.p.).
Já 31% dos portugueses tencionam comprar no comércio tradicional e 10% em Grandes Superfícies Especialistas (+6p.p.). 8% dos inquiridos tencionam fazer algumas compras em feiras ou mercados da época; e 8% em bazares de baixo custo (exemplo: “tudo a 1€”).
Os inquiridos com idades compreendidas entre os 18 e os 54 anos são mais adeptos dos Centros Comerciais. Já os mais velhos, entre os 65 e os 74 anos, preferem fazer as suas compras nos Super/Hipermercados (65%). A adesão ao comércio tradicional é maior entre os 45-54 anos (38%) e 65-74 anos (43%).
Os centros comerciais são os locais mais consensuais, reunindo a preferência de mais consumidores em todo o território de Portugal Continental – 92% em Lisboa; 90% no Porto; 89% no Sul; 81% no Centro; e 77% a Norte.
Já o comércio tradicional encontra maior adesão entre os habitantes do Grande Porto (52%). É também na região Norte que mais se valorizam as grandes superfícies especialistas (17%) e as feiras ou mercados de Natal (12%). Na região Centro é onde mais consumidores vão fazer compras em bazares de baixo custo.
Para apoiar o comércio local, 18% tenciona fazer compras nos estabelecimentos perto da sua casa (lojas de bairro).
Os dados foram obtidos através do inquérito quantitativo do Observador Cetelem Natal 2021 que foi realizado pela empresa de estudos de mercado Nielsen. Este teve como target indivíduos de ambos os géneros, de idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos, residentes em Portugal Continental.