Inspirado na identidade Lusitana, no lendário Viriato e em todos os heróis das batalhas contra os invasores Romanos, a vila de Loriga recebe, este fim-de-semana, de 13 a 15 de julho, o projeto “Loriga Vila Lusitana”.
É pois, na Rainha da Serra, também conhecida como Suíça Portuguesa, sob a imponência e beleza paisagística desta Vila, localizada no concelho de Seia, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, que tudo acontece.
Nesta segunda edição do evento, que teve a sua génese no Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Seia, a organização, um grupo de cidadãos da Vila, apresenta mais uma vez o Lusitânia Folk, um Festival que apresenta projetos musicais inspirados na música Celta e onde se destaca a presença do projeto Alma Menor, Velha Gaiteira e Galandum Galundaina.
Este ano a organização apresenta também grandes projetos musicais internacionais, como Fetén Fetén e Virandeira, oriundos de Valladolid e Vigo respetivamente.
Integra ainda a programação uma Feira Lusitana, onde a gastronomia, o artesanato e as recriações históricas estão também alinhadas com o conceito do evento, as tradições lusitanas e a cultura celta. Uma das atrações da Feira é a casa de Viriato, onde se procura retratar o modo de vida dos lusitanos.
A reconstituição histórica da visita de mercadores romanos e a recriação da traição e morte de Viriato são outros momentos altos da programação.
Conjugar a história da Lusitânia, a cultura Celta e a música e ambiente Folk, num evento diferenciador, capaz de gerar atratividade e notoriedade à Vila, é um dos grandes objetivos da organização.