Decorreram no Cineteatro da Lousã, as Jornadas de Acolhimento à Comunidade Educativa do concelho.
Durante a manhã, foram dadas as boas-vindas à comunidade educativa do concelho.
No decorrer da sessão foram apresentados os serviços da Câmara Municipal e das suas entidades parceiras, bem como as missões a que se propõem e os programas e projetos educativos que desenvolvem.
Neste evento estiveram presentes entidades como a Associação de Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã (ARCIL), a ACTIVAR, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Lousã (CPCJL), a Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade, a Associação Recreativa Cultural e Social das Gândaras, entre outras.
Ao longo da tarde foi dinamizada uma atividade, em vários espaços da vila, sob o tema “Currículo, a quanto (des)obrigas”, onde foram apresentados espaços de elevado valor educativo, como o Salão Nobre e outros.
A encerrar este dia de acolhimento, no Parque Carlos Reis, teve lugar uma cerimónia de assinatura de protocolos – entre a Câmara Municipal, o Agrupamento de Escolas, ACTIVAR, Associação Recreativa, Cultural e Social das Gândaras, Centro Paroquial de Solidariedade Social da Freguesia de Serpins e ARCIL – referentes às Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) e Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL), bem como o Protocolo de Dinamização e Sensibilização Ambiental entre a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas.
Os protocolos estabelecidos ascendem a 174 000 euros e abrangem mais de 380 crianças.
Para além do apoio monetário, a autarquia assume ainda a cedência e manutenção de instalações e mobiliário para o funcionamento das atividades, assim como outros apoios logísticos, como, por exemplo, a realização periódica de ações de formação para os monitores envolvidos nestas atividades, outras medidas como a Ação Social Escolar, tarifas sociais, oferta de cadernos e fichas de atividades, apoio à aquisição de material escolar, transportes escolares, dentro e para fora do concelho, diversos projetos educativos e outros apoios sociais.