CentroTV

Lousã adere à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude

A Câmara da Lousã aderiu à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, uma iniciativa da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ).

O Município está representado no I Encontro dos Municípios Amigos da Juventude, dinamizado pela FNAJ, entidade que destacou como boa prática municipal os Estágios de Verão, promovidos pela Autarquia em parceria com a ACTIVAR/Espaço J.

“Esta adesão reforça o compromisso assumido pela autarquia de fazer evoluir as políticas locais da juventude, numa lógica colaborativa e de partilha de boas práticas associativas e municipais”, refere a autarquia.

O objetivo assumido por este “grande grupo nacional, fundado em 2020 e que agora está a ganhar dimensão, passa pela partilha de boas práticas, pela criação de estratégias e pela promoção de sinergias associativas e municipais, com uma abordagem inovadora na forma de encarar as questões da participação jovem”.

Entre as vantagens do município em aderir a esta iniciativa da FNAJ destaca-se o “acesso a uma rede nacional com partilha de boas práticas municipais em matérias de políticas de juventude; a criação de sinergias, contactos e partilha de informação privilegiada num grupo restrito; a participação prioritária e acesso a seminários e cimeiras sobre “Associativismo e Juventude”, assentes em processos de educação não formal e diálogo jovem. E, não menos importante, o acesso ao “Selo de Município Amigo da Juventude”, personalizado a cada município, enquanto símbolo e garantia de uma autarquia que privilegia e se preocupa com os jovens”.

A Federação Nacional das Associações Juvenis integra mais de 1.000 associações juvenis de base local e de federações regionais e assume-se como o parceiro mais capaz junto dos municípios portugueses e desafia-os a serem maiores e melhores parceiros da sua juventude.