CentroTV

Lousã no 6.º lugar do Índice de Sustentabilidade ECOXXI

Decorreu ontem em Santo Tirso a entrega do Galardão ECOXXI 2021, prémio da Associação Bandeira Azul da Europa que resulta de uma avaliação ambiental aos Municípios e reconhece o Índice de Sustentabilidade dos mesmos.

Este ano, candidataram-se quase um quinto dos municípios portugueses. De entre os 58 municípios candidatos, a Lousã ficou classificada em 6.º lugar.

O 1.º lugar coube a Pombal, seguido de Torres Vedras, Braga, Águeda e Sintra, e a Lousã ficou posicionada à frente de outros municípios como Oeiras, Leiria, Santo Tirso e Maia. Todos estes municípios obtiveram uma Classificação de Topo, ou seja, uma avaliação superior a 80%, sendo a 5.ª vez que a Lousã é enquadrada no patamar entre os 80% e os 90% (tal como em 2016, 2017, 2018 e 2020).

Os indicadores para aferição da Sustentabilidade foram, nesta edição, 22: Educação Ambiental; Programas Eco-Escolas e Jovens Repórteres; Bandeira Azul; Participação, Cidadania e Governança; Informação disponível aos munícipes; Emprego; Cooperação com a Sociedade Civil; Certificação de Qualidade; Áreas Classificadas; Conservação da Natureza (Biogeodiversidade); Gestão e Conservação da Floresta; Ordenamento do Território e Ambiente Urbano; Qualidade do Ar e Informação ao Público; Qualidade da Água para Consumo Humano; Qualidade dos Serviços de Águas; Produção e Recolha Seletiva de Resíduos Urbanos; Eficiência Energética; Mobilidade; Qualidade do Ambiente Sonoro; Agricultura e Desenvolvimento Rural; Turismo; Sustentabilidade em Contexto de Pandemia.