CentroTV

“Lousã Recicla + na escola” atinge o 3.º lugar a nível nacional da campanha “Toneladas de ajuda”.

O projeto “Lousã Recicla + na escola”, promovido pela Câmara da Lousã, em parceria com o Agrupamento de Escolas da Lousã, ficou no terceiro lugar a nível nacional e 1.º lugar a nível regional, na campanha “Toneladas de ajuda”, promovidas pela EGF, empresa do Grupo Mota-Engil/Urbaser, em parceria com as concessionárias regionais, como a ERSUC.

“De referir que, em 1.º lugar, ficou o Banco Alimentar do Algarve, com 318 toneladas recolhidas, seguido da APPACDM da Trofa (206 toneladas) e, em 3.º lugar, o Projeto “Lousã Recicla + na Escola” com 184 toneladas”, frisa a autarquia em comunicado.

A campanha de responsabilidade social “Toneladas de Ajuda” consiste em “valorizar todos os resíduos recicláveis que as instituições sociais inscritas queiram entregar, nomeadamente embalagens plásticas, metálicas, papel, cartão e embalagens de vidro, em troca de uma contrapartida financeira”.

No concelho da Lousã a contrapartida financeira recebida é “aplicada na aquisição de equipamentos/ajudas técnicas e tratamentos médicos de Lousanenses, definidos pelo Agrupamento de Escolas”, refere.

“De destacar que, tendo como objetivo a dinamização deste projeto e o aumento de resíduos recolhidos”, a Autarquia procedeu, em janeiro e fevereiro de 2020, à “distribuição de 2500 sacos reutilizáveis aos alunos de todos os ciclos de ensino do Concelho, onde se incluiu o ensino profissional, que teve como objetivo incentivar os alunos a levarem de casa para as Escolas os resíduos recicláveis para serem encaminhados através deste projeto”.

“É a soma destes gestos que contribui para a sustentabilidade ambiental e ações de solidariedade social com expressivo significado”, conclui o município lousanense.