CentroTV

Lousã vai ter quatro Espaços do Cidadão no concelho

O executivo municipal aprovou, por unanimidade, o protocolo de parceria a celebrar entre a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e o Município da Lousã que irá permitir a instalação de quatro Espaços do Cidadão no concelho.

“Os Espaços Cidadão são fruto de uma estreita colaboração entre a Administração Pública Central e as autarquias locais que tem permitido aproximar os serviços públicos das populações”, refere a autarquia em nota.

Acrescentando que, “após um trabalho realizado localmente com todas as Juntas de Freguesia, este é mais um passo importante para que sejam iniciados os procedimentos formais para a instalação deste serviço em Vilarinho, Serpins, Gândaras e Foz de Arouce, nos edifícios das Juntas de Freguesia”.

Para o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes, “a instalação deste serviço de forma descentralizada nas Freguesias era um objetivo que tínhamos claramente definido, sendo este mais um exemplo do trabalho de parceria que está a ser realizado com as Juntas, que tem como objetivo prestar um serviço mais próximo e eficiente ao cidadão”.

Entre os serviços “mais procurados nestes Espaços, está a renovação do cartão de cidadão, a Chave Móvel Digital (registo presencial no backoffice) e a alteração da morada do cartão de cidadão. Também a revalidação da carta de condução, a confirmação da alteração de morada no cartão de cidadão, o pedido de registo criminal, pedidos de informações ao Instituto de Segurança Social e o envio de documentação para reembolsos da ADSE Direta estão entre os serviços mais solicitados”.

Os Espaços Cidadão continuaram a “prestar um serviço de proximidade às populações, garantindo que todos aqueles que, por qualquer razão, não podem ou não querem recorrer aos serviços públicos digitais têm acesso a esses serviços de forma mediada e com acompanhamento personalizado”, conclui.