CentroTV

Luísa Salgueiro eleita presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses

A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, foi eleita presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) no XXV Congresso que decorre em Aveiro, tornando-se a primeira mulher a presidir à Associação, que tem sede em Coimbra.

Luísa Salgueiro encabeçou a lista única candidata ao Conselho Diretivo da ANMP, tendo sido indicada pelo Partido Socialista, o partido que mais câmaras conquistou nas eleições autárquicas de setembro último.

O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas (PSD) e o presidente da Câmara Municipal de Borba, Jorge Pinto (PCP) foram eleitos, respetivamente, presidente da Mesa do Congresso e presidente do Conselho Fiscal.

Neste XXV Congresso, que tem como lema “Poder local, por Portugal, pelos cidadãos”, estão reunidos cerca de um milhar de autarcas eleitos em setembro último nos municípios do continente e das ilhas dos Açores e da Madeira.

Após a eleição, em declarações aos jornalistas, a nova presidente da ANMP, Luísa Salgueiro, considerou que o mandato será “extraordinariamente desafiante” devido à pandemia de Covid-19, à descentralização e à regionalização.

 “Enquanto nova presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses tudo farei para que o processo da regionalização possa avançar e para que os portugueses e as portuguesas percebam que isso vai ser melhor para todos”, assegurou.

Considerando que as questões financeiras não são decisivas para se avançar na regionalização, sublinhou ser importante trabalhar junto das pessoas para entenderem que o objetivo de se criar esta nova organização territorial do país é dar-lhes, com os mesmos recursos, mais respostas.

“Está demonstrado que a gestão mais próxima das pessoas traz melhores resultados quer do ponto de vista financeiro, quer de impacto na vida das pessoas”, disse, sublinhando a necessidade de “haver um nível de organização intermédio entre a administração central e a local.