CentroTV

Luminárias da Baixa de Coimbra substituídas por tecnologia LED vão poupar 66 por cento

A Câmara Municipal de Coimbra, em parceria com a E-Redes, está a substituir, nas ruas da Baixinha, 124 luminárias do tipo lanterna por tecnologia LED. A substituição, desenvolvida no âmbito do projeto piloto “FlexIP”, vai implicar uma redução direta de consumo total de cerca de 66%.

A vereadora da Câmara de Coimbra, Ana Bastos, acompanhada por Edite Silva, da E-Redes, e por Orlanda Duarte, em representação da Agência de Promoção para a Baixa de Coimbra (APBC), visitou, esta manhã, dia 09 de novembro, a Baixa, onde decorre ainda a implementação das luminárias, que é o primeiro projeto piloto nacional implementado em centro histórico.

As novas luminárias têm um sistema (“cut off”) que permite rentabilizar o seu funcionamento, emitindo luz somente para onde ela é necessária, ou seja, para o pavimento e não para os edifícios. As luminárias são também dotadas de um sistema de controlo (ponto-a-ponto) que permite comandar cada luminária individualmente. Ao que acresce ainda o facto de a tecnologia LED ser radicalmente menos poluidora do ponto de vista luminotécnico relativamente à tecnologia atual de vapor de sódio de alta pressão.