A organização do Luna Fest vai doar bilhetes gerais para o festival, que decorre de 16 a 20 de agosto em Coimbra, às repúblicas Rapó-Taxo e Fantasmas.
“A iniciativa, cuja receita irá reverter para a compra dos imóveis, insere-se na preocupação da organização do festival com este património da cidade de Coimbra, que queremos que seja preservado”, diz em nota a organização do Festival.
A Real República Rápo-Táxo e a República dos Fantasmas, como “muitas outras Repúblicas de Coimbra, encontram-se numa luta pela sobrevivência nos últimos anos. Com o término das disposições transitórias para o NRAU à porta e a inflação imobiliária exponencial, só resta uma solução para a salvaguarda efetiva das Repúblicas e do seu património histórico, cultural, social e local: a aquisição do imóvel. Para concretizar esse objetivo, é necessário um grande apoio da cidade que tanto reconhece as mesmas como Património da Cidade de Coimbra. Para além do apoio já obtido da Universidade de Coimbra e do apoio tão aguardado da Câmara Municipal de Coimbra, surgiu o Festival Luna Fest, o qual terá a sua primeira edição este Verão e já proporciona tamanho impacto na cidade”, salienta.
“Não só se comprometeu a devolver à cidade de Coimbra o seu espírito dos bons velhos tempos, como também se dedicou a retribuir o apoio que tanto sentiram na criação deste projeto apoiando as causas sociais mais emergentes. Desta forma, o Luna Fest associou-se à causa social das Repúblicas Rápo-Táxo e Fantasmas fazendo uma doação em bilhetes do Festival às Repúblicas, os quais revertem totalmente para a aquisição do imóvel, para mostrar à comunidade conimbricense a importância das Repúblicas para a Cidade de Coimbra”, frisa.
“Quem quiser ajudar a salvar duas Repúblicas de Coimbra em troca de um bilhete geral para o Luna Fest que entre em contacto direto com as Repúblicas através das redes sociais ou e-mail: rapotaxo.fantasmas@gmail.com “, conclui.