CentroTV

Luso cubano Pedro Pichardo ganha medalha de ouro em Tóquio

Pedro Pablo Pichardo conquistou a medalha de ouro no torneio de triplo salto de Tóquio 2020, esta quinta-feira. Portugal passa a somar quatro medalhas, o melhor resultado de sempre em Jogos Olímpicos.

O atleta português, de 28 anos, sagrou-se campeão olímpico em grande estilo: bateu o recorde nacional, a dois centímetros da barreira dos 18 metros, e superou toda a concorrência em 41 centímetros.

Foi ao terceiro ensaio que Pedro Pichardo chegou aos 17,98 metros, a melhor marca nacional da história. No entanto, a medalha de ouro já estava assegurada desde o início: fez 17,61 metros nas duas primeiras tentativas, bem acima das melhores marcas do segundo classificado, o chinês Zhu Yaming (17,57m), que leva a prata para casa, e do terceiro, Hugues Fabrice Zango, do Burkina Faso, que fica com o bronze.

Portugal volta, assim, a conquistar uma medalha de ouro em Jogos Olímpicos, depois de Nélson Évora, também no triplo salto, em Pequim 2008. São os dois únicos títulos olímpicos nacionais neste século.

No final, nas entrevistas rápidas, Pedro Pichardo considerou ser um “privilégio sagrar-se campeão olímpico por Portugal. Um país que me acolheu e cuja melhor forma de agradecer é vencer por esta bandeira”.

“Tenho recebido muitas mensagens, especialmente antes da prova, que me deixaram mais tranquilo. Vim para a final tentar fazer muito, não penso que haja limites. Agora estou mais feliz, já sou campeão olímpico. Antes da final, afirmei que queria alcançar o que estava na minha cabeça, e agora posso dizer que pensava saltar 18,40 metros. Mas no aquecimento senti uma dor que não me deixou confortável. Ainda assim, consegui saltar para ganhar a medalha de ouro. Agora que cheguei a campeão olímpico quero mais e alcançar o recorde do Mundo”, afirmou o atleta, grato pelo acolhimento de Portugal, “país onde ficarei para sempre, não regressarei a Cuba”.

Pedro Pichardo subirá ao pódio às 10h45 desta manhã, onde se ouvirá a Portuguesa, pela quinta vez na história dos Jogos Olímpicos.