CentroTV

Luzes de Natal já iluminam as ruas de Cantanhede

A atmosfera característica do Natal regressou a Cantanhede com a inauguração das iluminações de Natal, com destaque para a fachada dos Paços do Concelho, junto à qual foi instalada uma árvore de Natal de grandes dimensões, refere a autarquia em nota.

Este ano as luzes vão “permanecer ligadas até de madrugada apenas nas noites de Natal e de Ano Novo. Nos restantes dias, serão desligadas à meia-noite, numa medida que visa a poupança energética”.

Foi neste ambiente que o vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, assinalou simbolicamente este sábado, 10 de dezembro, o “início” da época de Natal.

Na ocasião, o autarca começou por referir “nestes tempos exigentes e difíceis, todos estamos convocados para o desafio da poupança energética, seja pela diminuição do consumo seja por via de utilização de materiais e técnicas mais eficientes”. “Não é apenas uma questão de sustentabilidade ambiental, mas também solidariedade e atenção para com aqueles que neste momento atravessam situações socioeconómicas muito difíceis e nos convoca para um apoio maior”, explicou.

Pedro Cardoso adiantou que sem descurar a tradição antiga de dinamização do comércio local, reforçada com o Mercadinho de Natal e a animação da tenda, “esta é também uma forma de estimular a vinda à cidade, de valorização dos artesãos e dos produtos locais”.

A terminar, o vice-presidente do Município resumiu: “mobilizar a comunidade para uma celebração conjunta da quadra natalícia é o objetivo do vasto programa de animação que o Município de Cantanhede promove no âmbito de uma parceria que envolve a Associação Empresarial de Cantanhede, as Juntas de Freguesia e várias entidades de carácter sociocultural”.