CentroTV

MAAVIM denuncia que existem ainda milhares de agricultores afetados pelos fogos de outubro de 2017 que não têm apoios

A MAAVIM crítica o ministro da Agricultura por anunciar medidas de apoio aos agricultores afetados pelos fogos de Vila de Rei, Mação e Sertã, semelhantes aos incêndios de outubro de 2017.

“Não achamos correto que comparem as ajudas anunciadas hoje, às dos incêndios de 15/16 de Outubro de 2017”, adianta em comunicado enviado à CentroTV.

Alertando que existem “milhares de pessoas com perdas agrícolas, que nunca receberam apoio, quer monetário, quer técnico”.

“Explicamos que nunca os Agricultores de 15/16 de Outubro de 2017, como os de Junho de 2017, tiveram a possibilidade de serem apoiados na medida de 6.2.2. acima dos 400000 euros, porque as candidaturas nunca estiveram abertas para os Agricultores com essas condições”, refere aquele movimento.

Chamam também a atenção para o facto de “mais de 10 milhões de euros foram anunciados como entregues aos Agricultores afetados pelos incêndios de 2017, mas nunca chegaram a esses agricultores”.

“Esperamos que não seja mais uma operação de campanha política, tendo em conta que o sr. Ministro é candidato às próximas eleições, o que nos confere no direito de duvidar nas suas palavras, aparentemente de boa vontade. Vejamos que em Monchique os agricultores não receberam apoios simplificados e dos projetos a execução ainda não ultrapassou os 10%. E não esquecemos que em Mação nunca abriram apoios para as perdas dos incêndios de 2017, conforme sempre reivindicámos”, refere a MAAVIM.

Desde os Incêndios de 2017 que “milhares de pessoas estão à espera de ajuda para as perdas Agrícolas, Florestais e para um sector muito importante na região que são os apicultores”, conclui.