A atmosfera de Natal intensifica-se no concelho de Cantanhede com um programa de animação cultural especialmente associado ao espírito que caracteriza esta época do ano. Como habitualmente, a agenda do mês de dezembro é quase integralmente dominada por eventos alusivos à quadra natalícia, na maioria organizados pela Câmara Municipal ou com o apoio da autarquia, no âmbito de parcerias com outras entidades, refere em nota a autarquia.
Na última sexta-feira, primeiro dia de dezembro, foram inauguradas iluminações de Natal, com destaque para o edifício dos Paços do Concelho, junto ao qual foi instalada uma árvore de Natal de grandes dimensões.
“Além da sonorização de rua e iluminação alusiva ao Natal nas ruas mais movimentadas da cidade, a Praça Marquês de Marialva transformou-se no palco principal das atividades natalícias, com exposições, concertos, presépios, mercadinho, música, jogos, ateliês criativos e pinturas faciais”, realça.
“Esta época fomenta o encontro das famílias, neste caso a pretexto da celebração em que esse encontro adquire um significado ainda mais profundo”, refere a presidente da Câmara, Helena Teodósio, que destaca o “ecletismo” do programa delineado pela autarquia para assinalar a quadra natalícia, com especial enfoque nas atividades dirigidas às crianças, “para quem esta época do ano assume uma magia especial”.
Ao intervir na sessão de inauguração das luzes de Natal, na qual também marcaram presença o vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, a vereadora Célia Simões, e o presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Nuno Caldeira, Helena Teodósio enfatizou que “há muitos e bons motivos para as pessoas visitarem Cantanhede durante esta quadra”.
Uma das novidades na programação deste ano é a realização, de 8 a 10 de dezembro, da Mod’Arte Cantanhede, iniciativa que inclui workshops e dois desfiles de moda, um primeiro proporcionado por lojistas do concelho e um segundo que contará com a apresentação de criações artísticas de jovens designers também do concelho.