CentroTV

Mais de 10 milhões de eleitores podem votar nas eleições para o Presidente da República

Mais de 10 milhões de eleitores residentes em território nacional e no estrangeiro são chamados a votar nas eleições deste domingo para escolher o próximo Presidente da República.

Para a votação estão inscritos 10.865.010 eleitores, mais 1.208.536 do que nas eleições presidenciais de 2016.

Se um dos candidatos obtiver mais de 50 por cento dos votos será eleito já este domingo chefe de Estado, mas caso contrário haverá uma segunda volta, a 14 de fevereiro, com os dois concorrentes mais votados.

A campanha eleitoral decorreu em pleno estado de emergência devido à epidemia de Covid-19.

É esta a ordem dos candidatos no boletim de voto:

1.º Eduardo Nelson da Costa Baptista; 2.º Marisa Isabel dos Santos Matias; 3.º Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa; 4.º Tiago Pedro de Sousa Mayan Gonçalves; 5.º André Claro Amaral Ventura; 6.º Vitorino Francisco da Rocha e Silva ; 7.º João Manuel Peixoto Ferreira; 8.º Ana Maria Rosa Martins Gomes.

O próximo presidente da República será o 20.º chefe de Estado de Portugal desde a implantação da República, em 5 de outubro de 1910, e o sexto eleito em democracia.

O artigo 127.º da Constituição determina que a tomada de posse do presidente eleito aconteça “no último dia do mandato do presidente cessante”.

Esse último dia do mandato de cinco anos do atual chefe de Estado e recandidato, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro dia da próxima presidência, é 9 de março, a mesma data desde 1986, ano em que Mário Soares tomou posse como o 17.º presidente da República.