CentroTV

Mais de 200 atletas participaram no trail Rotas Conhecer Penacova

Mais de duzentas pessoas correram, ontem, na quarta prova “Rotas Conhecer Penacova”, promovida conjuntamente pelo Município de Penacova e pelo Centro Trail Carlos Sá. Esta foi a quarta e derradeira prova do ano com o objetivo de dar a conhecer quatro rotas do território Penacovense.

Para o dia 10 de novembro, são esperadas centenas de pessoas  na prova competitiva de trail running inserida na Feira do Mel e do Campo. As inscrições já abriram e assegurada está a presença de atletas de diversas nacionalidades, como França, Holanda, Inglaterra, EUA, Brasil, Espanha, Luxemburgo, para além de Portugal.

As provas nestes percursos preparatórios tiveram início em março deste ano, com a Rota da Lampreia, que começou no Penedo da Carvoeira e terminou nos Moinhos da Atalhada, seguindo-se em junho a Rota dos Moinhos, com ponto de partida no Penedo de Castro e de chegada na Fonte Histórica de Lorvão, passando pelos Moinhos de Gavinhos e pelos Fornos da Cal.

Em setembro a Rota das Praias teve arranque na Praia fluvial do Reconquinho, terminando na do Vimieiro. A prova que teve lugar este domingo, designada Rota dos Ribeiros, percorreu o Mosteiro de Lorvão, Ribeira de Valbom e Ribeira dos Arcos, com cerca de 20 kms de corrida ou, em alternativa, 15 kms de caminhada. No total das quatro provas, 1200 pessoas participaram na iniciativa de desporto na natureza, promovida pelo Município de Penacova.

De acordo com Humberto Oliveira, presidente do município penacovense, “estes eventos proporcionam uma divulgação do território, dado que as pessoas vão passando pelos diversos locais, ao mesmo tempo que fomentam o nosso posicionamento enquanto concelho voltado para o desporto na natureza e promotor de uma vida saudável”.

O intuito das quatro provas é também o de uma preparação para o grande evento desportivo de 10 de novembro que, tal como no ano passado, estará inserido na programação da Feira do Mel e do Campo. Os atletas poderão optar por quatro níveis de dificuldade, desde a caminhada de 12 kms à maratona de 42 kms. De acordo com Carlos Sá, “esta prova que terá lugar em novembro é certificada pela Associação de Trail Running Portugal e pela ITRA, organismo internacional, bem como pelo UTMB – Ultra Trail Mont Blanc.

Como sublinha Humberto Oliveira, “ambicionamos, não só em Penacova como na Região, dinamizar o trail e transformá-lo num espaço de eleição para esta modalidade. Fruto do trabalho de anos, Penacova está na linha da frente, tem um conjunto de trilhos marcados, e isso proporciona que os atletas possam autonomamente treinar no nosso território”.

Carlos Sá acrescenta que “outra grande mais-valia da criação do Centro de Trail em Penacova é que hoje há muitos habitantes do próprio concelho a praticar este desporto, e antes isso não se verificava”. E deixa um exemplo entre os praticantes: “o próprio presidente Humberto Oliveira é a prova disso!”