CentroTV

Mais de 300 participantes animam o Parque Manuel Braga em Coimbra

Preservar e transmitir às gerações mais novas as tradições, a gastronomia, as dançares e cantares da região e as artes e ofícios da região é o principal objetivo da iniciativa “(RE)viver”.

A organização pertence à União das Freguesias de Coimbra que “encontrou no Grupo Etnográfico da Região de Coimbra (GERC) o parceiro ideal para a sua concretização”, refere em comunicado a organização.

Esta iniciativa decorre no fim de semana de 8 e 9 de setembro no Parque Dr. Manuel Braga, cuja decoração remete os visitantes para a recriação do ambiente da cidade nos finais do século XIX.

A decoração será feita com recursos a aspetos relativos ao final daquele século e onde não faltarão os carros de bois, as tendas, as bicicletas pasteleiras e os pipos, bem como os participantes estarão vestidos com fatos que se usavam naquela época. No evento, está mesmo prevista uma zona dedicada ao Mercado de Ofícios e Artesanato. Um espaço onde, para além do oleiro, sapateiro e ferreiro, haverá ainda um espaço dedicado à mulher e às suas vivências no mercado rural.

Mercado de Frutas, Legumes, Cereais e Flores e zona de Taberna, com espaço para as refeições, são outras das apostas de um evento que conta com área dedicada aos brinquedos e jogos tradicionais. A animação do recinto estará a cargo da Tuna Souselense; Associação Salatina – Gaita de Foles e Concertinas; Ateneu de Coimbra com a gaita de foles e fantoches e o grupo organizador (GERC).

“(RE)viver” será, desta forma, um evento para todas as idades, com a organização – que conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, Águas de Coimbra e Associação Salatina – a promover no dia 8 de setembro (sábado) um almoço intergeracional gratuito para os moradores desta freguesia.