Mais de 40 concelhos dos distritos de Guarda, Castelo Branco, Faro, Portalegre e Santarém estão hoje em perigo máximo de incêndio rural, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O IPMA adianta ainda que existem mais de 90 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Coimbra, Viseu, Guarda, Porto, Aveiro, Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Bragança em perigo muito elevado.
De acordo com a informação do IPMA, prevê-se, para os próximos dias, um agravamento do perigo de incêndio rural.
Prevê-se um aumento da temperatura, podendo as temperaturas máximas atingir valores próximos dos 40°C e, pontualmente, os 44º com as noites a terem temperaturas mínimas elevadas, com valores superiores a 20°C em grande parte do território, podendo mesmo ser de 25°C em alguns locais do Algarve, Alentejo e na Beira Interior.
Ainda segundo o IPMA haverá uma diminuição gradual da humidade relativa, com fraca recuperação noturna com o vento até 30 km/h predominando do quadrante norte, sendo até 40 km/h a durante a tarde e noite na faixa costeira ocidental a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas, temporariamente do quadrante leste no interior durante a madrugada e manhã e de sueste no Algarve.