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Mais de 93 por cento da população do concelho de Coimbra bebe água da torneira

Mais de 93 por cento da população do concelho de Coimbra bebe água da torneira.

“A informação resulta do estudo ECSI 2020 – Índice Nacional de Satisfação do Cliente, que revela, neste indicador, uma posição muito destacada da Águas de Coimbra no setor da Água”, adianta a empresa Águas de Coimbra.

O estudo ECSI 2020 – Índice Nacional de Satisfação do Cliente, indica, ainda, que a empresa municipal “vence em todos os nove indicadores de avaliação e apresenta resultados superiores aos de 2019. O índice de satisfação global dos clientes alcança, este ano, a pontuação de 8,49, numa escala de zero a dez”.

A Águas de Coimbra “vence, também, pela primeira vez, no indicador “Presença Digital”, introduzido em 2019, para avaliar a satisfação dos clientes relativamente à disponibilidade dos serviços através dos meios digitais; a qualidade do website e dos conteúdos publicados nas redes sociais”.

Novidade neste estudo, foi também a “ponderação da satisfação dos clientes relativamente à qualidade dos serviços das entidades gestoras em período de pandemia. Apesar de todas as adversidades que marcam o exercício de 2020, 91% dos clientes da Águas de Coimbra consideram que a empresa municipal conseguiu manter o nível de qualidade do serviço de abastecimento de água, num período crítico para a população”.

“Imagem”; “Expetativa dos clientes”; “Qualidade apercebida”; “Valor apercebido”; “Gestão das Reclamações”, “Lealdade” e “Confiança” são os restantes parâmetros estudados em que a Águas de Coimbra lidera o índice de satisfação.

“Esta é a 10.ª vez que a empresa municipal vence o estudo ECSI, no setor da Água, que anualmente avalia também a satisfação dos clientes das principais empresas em diversos setores de atividade (Banca, Seguros, Comunicações, Transportes, Gás, Combustíveis, Eletricidade e Água). A consistência da liderança da Águas de Coimbra no setor da Água é um caso particular no âmbito deste estudo, nos vários setores, já que é a entidade que mais vezes se manteve na primeira posição do Índice Nacional de Satisfação do Cliente”, sublinha a empresa.

Realizado pela NOVA Information Management School da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Português da Qualidade e a Associação Portuguesa para a Qualidade, o estudo de mercado é elaborado a partir de uma amostragem probabilística com representatividade da população de clientes de cada empresa estudada.

O projeto ECSI (European Customer Satisfaction Index) foi implementado em Portugal, há 21 anos, com o objetivo de disponibilizar um rigoroso índice de satisfação, capaz de aferir o nível de desempenho das empresas e marcas através da perceção do cliente.