CentroTV

Mangualde assinala Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

O Município de Mangualde e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Mangualde assinalam, em abril, o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, através da campanha com o mote “Serei o que me deres…que seja amor”.

“Serão diversas as ações integradas nesta campanha de sensibilização: iluminação de edifícios, colocação de faixas e laços alusivos à temática, construção de um laço azul humano, leitura de livros, declamação de poemas, entre outras”, avança a autarquia em comunicado.

O Agrupamento de Escolas de Mangualde, o comércio local, bem como empresas e IPSS’s do concelho, também apoiam a campanha.

O arranque da campanha ocorreu dia 1 de abril, com a divulgação de uma mensagem do Presidente da CPCJ, Fernando Espinha, que visa a sensibilização da comunidade para a prevenção dos maus-tratos na infância. De 1 a 30 de abril, os Edifícios Públicos do Município de Mangualde serão iluminados de azul.

Durante este período, será ainda divulgada a história do Laço Azul nas escolas do Agrupamento de Mangualde, que pretende sensibilizar a comunidade escolar para o Mês Internacional Da Prevenção Dos Maus-Tratos na Infância.

Os comerciantes do Município serão convidados a ter um papel fundamental para a sensibilização da comunidade local, através da decoração das montras em cor azul.

Já entre o período de 19 a 29 de abril, será assinalada a Semana Azul, onde a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Mangualde e das IPSS será sensibilizada para a temática, sendo que as ações integradas no Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância contemplam a História do Laço Azul, o Calendário dos Afetos, a leitura do livro “Cuida Bem de Mim”, da autoria de Maria Inês de Almeida, da CNPDPCJ, e a elaboração de trabalhos gráficos feitos pelos alunos, onde serão expressos os maus-tratos entre pares, nomeadamente o Bullying. Integrada nesta Semana Azul, será realizado o “Dia Azul”, onde toda a comunidade escolar é convidada a vestir uma peça de roupa azul, e será ainda construído um laço azul humano nas Escolas do Agrupamento de Escolas de Mangualde e nas IPSS.

Como forma de sensibilizar a comunidade para o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância será declamado o poema “Solta o olhar”, escrito por José Miguel dos Santos Gonçalves Batista. No último dia do mês, 30 de abril, a comunidade mangualdense é convidada a colocar uma peça de roupa ou um tecido azul à janela ou na varanda de casa, como símbolo de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

A CPCJ de Mangualde, em articulação com o Município de Mangualde, alerta uma vez mais para a prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças e jovens ainda estão sujeitos, uma vez que a sensibilização e o combate deste flagelo exigem um esforço conjunto de toda a comunidade.