As últimas manifestações contra os sucessivos aumentos do preço do combustível obrigaram o Governo de António Costa a anunciar um relatório martelado por uma entidade da dependência do Governo – que contradiz as determinações emanadas pelo órgão independente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) – que diz que o preço elevado dos combustíveis se deve às margens das distribuidoras e, nesse sentido, montou o complô em Conselho de Ministros aprovando medidas que supostamente iriam reduzir os preços dos combustíveis: redução da margem de lucro em toda a cadeia de produção e distribuição dos combustíveis fósseis.
Na prática, o governo socialista não só não baixou os preços como tem contribuído em parte maioritária para o aumento sucessivo do custo dos combustíveis, não cumpriu a promessa de 2016 de que o Imposto Sobre Veículos seria variável e ainda esta semana anunciou que também não vai mexer nos impostos, que representam 60% do preço dos combustíveis.
Portanto, se as margens vão ser reduzidas, quer dizer que o peso dos impostos no preço final vai ser ainda maior! Isto é mais um embuste deste governo que abastece as suas clientelas com o bolso dos contribuintes. Em breve este aumento dos combustíveis vai ter um reflexo no custo da logística de transporte e os bens essenciais serão inflacionados penalizando uma vez mais quem menos tem.
O governo socialista gosta de criar pobreza e de penalizar com impostos quem diariamente trabalha por um Portugal melhor. Não podemos permitir que este assalto fiscal se mantenha! Exigiremos, nas ruas, uma redução drástica dos preços. Mais do que a ideologia partidária move-nos a vontade de construir um País melhor sem esbulho fiscal onde o justo valor que o contribuinte paga lhe seja devolvido em serviços, bem estar, segurança e qualidade de vida.
Basta de roubo fiscal nas gasolineiras! Dia 17 de Outubro, domingo pelas 10h30 desfilaremos em protesto pela Avenida da Europa na cidade de Viseu convidando todos os Viseenses que não se revejam nesta forma de governar o País a juntarem-se a nós.
A concentração terá lugar no parque junto à Rotunda Cibernética. Juntem-se à nossa voz! Digam não ao roubo fiscal.
Texto:
Pedro Pereira
Coordenador da IL Viseu para a Comunicação