CentroTV

Manobras de Cena no Teatrão

A partir do dia 10 de junho terão início as Manobras de Cena, as apresentações das classes de teatro do Serviço Educativo do Teatrão, na Oficina Municipal do Teatro.
Ao longo das próximas semanas e até ao final de julho, será possível assistir a um conjunto de aulas abertas e espetáculos, resultado do trabalho desenvolvido pelos alunos ao longo dos últimos meses. As inscrições para o próximo ano letivo já estão abertas. As aulas funcionam uma vez por semana, em regime pós-letivo e laboral.
Todos os ano, em outubro, inicia-se um novo ciclo de classes no Teatrão. A partir dos seis ano e sem limite de idade, em turmas de iniciação ou de continuação, as aulas partes da exploração da linguagem expressiva do teatro, procurando estimular o espírito crítico, a sociabilidade e a autonomia dos alunos.
No processo desenvolvido durante o ano letivo, em aulas semanais, as atividades levadas a cabo valorizam o jogo, os desafios e a brincadeira, na sua relação fundamental com o imaginário, abrindo possibilidades de novos modos de entendimento do mundo e das relações. Faz ainda parte do programa um cruzamento com a programação e criação da companhia.
Este ano, as manobras das oito turmas que fizeram parte do projeto serão apresentadas entre junho e julho, num formato que incluirá dois espetáculos e várias aulas abertas ao público. Nas apresentações será possível assistir a trabalhos desenvolvidos a partir dos textos dramáticos de Deborah Pearson, Henrik Ibsen, Isabela Figueiredo e William Shakespeare, mas também a partir das explorações de determinados temas abordados ao longo das aulas.
Em anexo enviamos um pequeno dossier com informação sobre cada uma das apresentações. Enviamos, também, fotografias de edições anteriores. Gostaríamos muito de contar com a vossa presença e estaremos inteiramente disponíveis caso seja do vosso interesse a realização de trabalhos mais extensos sobre o projeto educativo do Teatrão.