CentroTV

Manuel Machado dedica primeiro dia de campanha aos profissionais de saúde

Manuel Machado dedica o primeiro dia oficial de campanha a homenagear estes trabalhadores que responderam com “dedicação, abnegação e competência” à crise sanitária nos hospitais, centros de saúde e até no Centro de Vacinação Covid-19, que visitou ontem de manhã, adianta em nota a candidatura socialista.

Mais tarde, em reunião com a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, o candidato do PS à Câmara de Coimbra sublinhou que “a saúde estará no centro das políticas municipais” nos próximos anos, salientou a criação da Estratégia Municipal de Saúde e “enalteceu o contributo proativo de Carlos Cortes”.

Manuel Machado elogiou ontem “o serviço cívico”, “a dedicação, abnegação e competência” dos profissionais de saúde no combate à pandemia. Em visita ao Centro de Vacinação Covid-19 de Coimbra, instalado no Pavilhão Municipal Mário Mexia, o autarca anunciou que “cerca de 80% dos habitantes do concelho já terá a vacinação completa, enaltecendo o trabalho de todos os profissionais que ali trabalham”.

“Os médicos, os enfermeiros, os técnicos, os analistas e todos os profissionais de saúde – juntamente com os trabalhadores municipais – foram peças-chave desta parceria entre o Serviço Nacional de Saúde e a Câmara de Coimbra para enfrentar a pandemia da Covid-19 e vacinar rapidamente a população do concelho”, afirmou Manuel Machado.

“Os bons resultados devem-se ao sentido de serviço cívico e à competência técnica dos profissionais de saúde. E devem-se também ao facto de, em Coimbra, a Câmara se ter colocado desde a primeira hora na primeira linha do combate ao vírus, na primeira linha da vacinação e da resposta aos efeitos sociais e económicos da pandemia”.

Os elogios foram estendidos aos médicos na reunião que o presidente da Câmara de Coimbra e recandidato pelo PS teve, pouco depois, na Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos.

Na reunião com a Ordem dos Médicos, Manuel Machado elogiou o papel da Secção Regional do Centro na elaboração da Estratégia Municipal de Saúde na pessoa do seu presidente, Carlos Cortes, que integra o recém-criado Conselho Municipal de Saúde: “A Secção Regional do Centro foi um parceiro muito relevante e proativo na definição das ações da Estratégia Municipal da Saúde, recentemente aprovada pelos órgãos municipais, contribuindo para colocar a saúde no centro das políticas municipais nos próximos anos”, afirmou o autarca.

A Estratégia Municipal de Saúde de Coimbra foi empreendida pela Câmara de Coimbra, em colaboração com uma equipa de investigação do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra. Este documento define seis eixos de intervenção e 16 objetivos estratégicos, materializados em 94 ações de intervenção municipal.

“Neste ano e meio de combate à Covid-19 e de operacionalização do plano de vacinação, o município de Coimbra teve capacidade, não só para colaborar com o Serviço Nacional de Saúde e com os seus profissionais, mas também para dar provas suficientes de que tem potencial autárquico para assumir novas competências e novas intervenções no capítulo da saúde”, afirmou Manuel Machado. “Nos próximos quatro anos a Câmara de Coimbra irá afirmar-se como um parceiro central no aumento da disponibilidade e da qualidade dos serviços de saúde de proximidade em todo o concelho”, salientou o autarca que destacou o reforço do Hospital dos Covões e a construção de uma nova maternidade como duas grandes prioridades que continuará a defender.

Amanhã, dia do SNS, a candidatura do PS continuará na temática da saúde, com uma reunião no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e uma visita ao Hospital dos Covões.