CentroTV

Marcelo, Costa, Filipe VI e Sanchéz juntos na reabertura de fronteiras entre Portugal e Espanha

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o rei Felipe VI, e os primeiros-ministros português, António Costa, e espanhol, Pedro Sánchez, vão participar juntos na reabertura das fronteiras entre Portugal e Espanha, dia 1 de julho.

A cerimónia vai decorrer entre Caia e Badajoz, estando previsto que as comitivas portuguesa e espanhola se encontrem na fronteira e a cruzem para o lado de Espanha, para uma receção, e em seguida passem para o lado de Portugal, para um almoço, adianta hoje o Expresso.

Por causa da pandemia de covid-19, as fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha foram encerradas às 23:00 do dia 16 de março (00:00 de dia 17 em Espanha), com nove pontos de passagem exclusivamente destinados ao transporte de mercadorias e a trabalhadores que tenham que se deslocar por razões profissionais, em termos definidos em conjunto pelos dois países.

Até há pouco tempo havia no Executivo português quem manifestasse dúvidas sobre as vantagens de deixar entrar turistas vindos de Espanha, sabendo que o país vizinho é na Europa um dos mais afetados pelo surto. Aliás, nas negociações bilaterais em curso Portugal deu prioridade a países que têm situações mais estáveis — mostrando consciência coletiva dos riscos de transmissão da doença, como os países nórdicos, revela o Expresso.