A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) celebra esta segunda-feira 40 anos.
A cerimónia solene evocativa deste aniversário decorre na sede da ANMP, em Coimbra, a partir das 11h00.
Esta sessão solene será presidida pelo primeiro-ministro; Luís Montenegro, e contará com a presença de outros governantes, os antigos presidentes e secretários-gerais da ANMP, bem como os primeiros e os atuais dirigentes.
No final desta sessão solene, o Presidente da República; Marcelo Rebelo de Sousa, descerrará uma placa alusiva aos 40 anos da ANMP no átrio da sede.
A este momento, seguir-se-á uma visita à instalação “Salvar”, do escultor Paulo Neves, patente no jardim interior da sede e um brinde aos 40 anos da ANMP.
As comemorações prosseguem a partir das 15h00 no Convento de São Francisco (Sala Mondego), em Coimbra, com a sessão de abertura de uma conferência sobre “O associativismo municipal e os desafios europeus: o papel da cooperação descentralizada” presidida pelo ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.
Após esta sessão de abertura, pelas 16H00, fará uma intervenção a comissária europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira.
Seguir-se-á, às 16h30, uma mesa redonda moderada pelo Secretário-Geral do Conselho de Municípios e Regiões da Europa, Fabrizio Rossi, que terá como oradores o vice-presidente da ANMP e membro do Comité das Regiões Europeu, José Ribau Esteves; a presidente da Federação Espanhola de Municípios e Províncias, María José Jurado; a presidente da Associação Italiana do CCRE/CMRE, Milena Bertani; o representante da Associação das Autoridades Locais do Sudeste Europeu, Zelmend Zajazi e o representante da Associação Sueca de Municípios e Regiões e presidente da Delegação Sueca do Comité das Regiões Europeu, Anders Knape.
As celebrações dos 40 anos da ANMP terminarão com um Porto de Honra, nos claustros do Convento de São Francisco, com um vinho do Porto de 1984 – o ano da fundação da ANMP.